terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fenômenos: físicos e químicos


Fenômeno químico:é uma mudança na composição de uma substância. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Combustíveis como madeiras ou carvão transformam-se com a combustão e formam cinzas. A matéria, após sofrer uma reação química (um fenômeno químico), não pode mais se tornar voltar a ser como era anteriormente.

Fenômeno físico: se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno. 

Exemplos de fenômenos químicos: o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados, etc. Os fenômenos químicos são também denominados reações químicas, e são descritos através de equações.

Exemplos de fenômenos físicos: a queda de um corpo, a reflexão da luz em um espelho, a dilatação dos corpos, os pontos de fusão e ebulição, a densidade absoluta,dentre outras.As mudanças de estado físico sofridas pelas substâncias são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo e a evaporação do álcool são exemplos dessas propriedades.

O Gerador de Van der Graf é um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o tocar fique totalmente de pé. Esse objeto consiste na exibição de um fenômeno físico.
Jovem ápos pôr as mãos no gerador de Van der Graff.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/5375/1/Fenomenos-Fisicos-e-Quimicos/Paacutegina1.html
COMPONENTES: Adriele Caldas , Juliana Gonçalves , Alex Souza , Bianca Fernandes , Tauana Araujo , Tailane Ferreira. 1° 17. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário