segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que são átomos?



O Átomo, até algumas décadas atrás era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria, posteriormente descobriu-se que o átomo era subdividido em partículas menores,os eletrons,neutrons e protons.Os átomos são, portanto, constituídos por partículas menores, entretanto a diversidade de átomos existente tem quantidade limitada, sendo a maior porção de matéria existente na natureza com diversidade limitada, de forma que podemos formar um banco de dados limitado. Quando se trabalha com matéria de dimensões maiores, ou seja, formada de átomos, a diversidade se torna tão grande que ainda não é, e provavelmente não será, possível ter um banco de dados com uma quantidade definida, limitada. Um átomo é a menor porção que existe e pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades físico-químicas mínimas.
Sabe-se que o átomo não possui:
Ponto de fusão.
Ponto de ebulição.
Volume molar.
Densidade. 
E sabe-se que tem:
Raio atômico.
Raio iônico.
Energia de ionização.
Portanto, átomos são os componentes básicos das moléculas e da matéria comum.
São compostos por partículas subatómicas. As mais conhecidas são os prótons, os nêutrons e os elétrons.
Compreender o átomo é fundamental para o estudo da química, da física e da tecnologia do mundo moderno O átomo é a unidade fundamental da matéria, o que significa dizer que toda matéria é constituída de átomos. Atualmente existem estudos a desvendar os fundamentos do átomo já o tornando não mais indivisível. Existem partículas dotadas de cargas que são denominadas quarks e que constituem os prótons os nêutrons do átomo.
A sua nomenclatura deriva do grego, em que significa indivisível (a = não, tomos = divisão), pois quando de sua idealização, imaginava-se sendo a menor partícula possível de matéria.
COMPONENTES: Adriele Caldas , Juliana Gonçalves , Alex Souza , Bianca Fernandes , Tauana Araujo , Tailane Ferreira. 1° 17. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário